O projeto intitulado “Como é bom ter amigos!”, indicado para o 4º ano do Ensino Fundamental I, tem como objetivo, além de promover as habilidades indicadas em cada folha de atividade no canto direito superior, como também conhecer melhor seu aluno e possibilitar uma primeira avaliação dos conhecimentos prévios da criança.

Ele é composto por 5 páginas mais a capa e trabalha as áreas do conhecimento de Língua Portuguesa, Matemática e Artes de maneira integrada e de acordo com o tema. O tema escolhido foi: “Como é bom ter amigos!”, com o objetivo de acolher as crianças de uma maneira lúdica e proporcionando a troca de sentimentos entre eles, procurando assim desenvolver suas habilidades socioemocionais.

A primeira atividade tem por objetivo introduzir o assunto da volta às aulas e da saudade que cada um está sentindo de seus amigos. No texto há o relato de um menino em seu diário sobre a esperança da nova vacina e a vontade de rever seus amigos, sentimentos que muitos deles vem sentindo. Nesta atividade você pode trabalhar de maneira oral, com questionamentos para facilitar o entendimento do texto, ou com perguntas escritas no caderno. O interessante é proporcionar um momento para troca de sentimentos entre eles, dos momentos bons e ruins, levando-os a perceber que não estão sozinhos, que seus amigos e amigas compartilham dos mesmos sentimentos.

Na segunda atividade, é o momento de colocar no papel o que foi conversado entre eles. Compartilhando também suas expectativas para o novo ano letivo. Aproveite para avaliar a escrita dos estudantes. Se são alfabéticos, os erros ortográficos, o uso de pontuação, acento e paragrafação, a coerência e coesão na produção textual.

A atividade número três é a leitura de um pequeno texto e a interpretação, para avaliar se a criança é capaz de identificar o assunto do texto, localizar informações explícitas e implícitas.

A quarta atividade é composta de situações-problemas e a resolução das quatro operações. Os problemas estão conectados, ou seja, cada problema depende da resposta do anterior para ser resolvido, exigindo assim, um raciocínio lógico-matemático, além da habilidade de resolver operações.

E para finalizar, a última atividade é a interpretação de uma história em quadrinhos, onde a personagem Suriá faz um amigo novo de um jeito bem diferente. Aproveite o momento para apresentar colegas novos na sala, se houver, e incluí-los na turma. Afinal, voltar para as aulas numa turma que ainda não conhece sempre é um desafio, facilite esta interação entre as crianças.

Espero que vocês gostem do Projeto e se tiverem alguma dúvida ou sugestão entre em contato conosco através das redes sociais.

Para baixar o Projeto de volta às aulas: Como é bom ter amigos, basta clicar no botão abaixo. Boa aula!


Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais em nossa Política de privacidade